• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2019 V IBMR MUN

Desde sua criação, em 2015, o IBMR MUN tem visado, dentro de suas limitações, fomentar lideranças e apoiar ao máximo aqueles que precisam. Por isso, desde 2017, a organização do IBMR MUN​ seleciona um slogan, o qual deve representar os objetivos da organização para a edição, mostrados por meio de posts, campanhas e, até mesmo, músicas escolhidas. Estes devêm ser regidos pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, visando tornar o evento e seus participantes veículos de mudança e liderança perante a atual realidade nacional e internacional. 

IBMR MUN 2018

Turning Ideas into Actions

O IV IBMR MUN teve como slogan "Turning Ideas into Actions" e o evento procurou fomentar ações dos participantes para com a sociedade, além de realizar, por si próprio, mobilizações de suporte social. Alguns frutos foi a criação de um modelo de evento com consumo de plástico e papel próximo de zero, além de ações de consumo responsável de água e energia. Outro fruto importantíssimo destas ações foi a doação de mais de 150 Kgs de alimentos não perecíveis para o Programa de Atendimento a ​Refugiados e Solicitantes de Refúgio - PARES, da Cáritas-RJ, parte da Caritas Internacional, "entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário".

​Apoiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR, desde o primeiro momento, o PARES da Cáritas RJ hoje conta com a parceria de diversas entidades, organizações, empresas, universidades, órgãos públicos, ONGs e coletivos, atendendo refugiados de mais de 60 nacionalidades.

Descubra a Cáritas-RJ clicando aqui e saiba como ajudar.

IBMR MUN 2019

"We are the colors in the dark"

Como já publicamente oficializado, o V IBMR MUN direcionará os debates a Ásia e traz como slogan uma parte do refrão da música "We are" da banda de rock japonesa ONE OK ROCK, "We are the colors in the dark", tema de nosso teaser com os comitês da edição. Em tempos instáveis onde a evolução parece ir de encontro ao retrocesso e as diferenças (sejam sociais, ideológicas, religiosas, raciais, dentre outras) são tratadas como justificativas para segregação e separação, devemos nos lembrar que nossas diferenças são o que nos fazem belos e não impedem nossa união, pois só por meio dela podemos realmente fazer a diferença. Ou seja, nós, juntos, somos com as cores de um arco íris em meio a escuridão, diferentes, porém incontestavelmente belas e fortes.

Logo, manteremos nossa parceria com o Programa de Atendimento a ​Refugiados e Solicitantes de Refúgio - PARES, da Cáritas-RJ, objetivando dobrar a arrecadação da última edição. Também dobraremos a percentual de vagas reservadas a Bolsas Sociais, pois acreditamos que ninguém deve ser impedido de participar de um Modelo por razões financeiras.

Segundo a WWF, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e recicla apenas 1%, e pelo menos 75% do plástico já produzido é considerado desperdício, já que são produtos de uso único. O V IBMR MUN irá aderir a campanha "Oceano sem Plástico", da própria WWF, não comprando e/ou utilizando qualquer material descartável de plástico. Todos os membros da organização foram convidados a assinar a petição da campanha, a qual será apresentada no fórum mundial das Nações Unidas e aos principais líderes globais. Assine você também, clicando aqui.

 

Aos participantes oriundos de fora da cidade do Rio de Janeiro, enfatizamos que, dede 2018, o uso de canudos plásticos é ilegal na cidade.

Tornaremos públicas outras ações durante o ano. Fiques atentos!