Uma das cidades mais fotografadas do mundo, seu litoral montanhoso e entrecortado proporciona vistas deslumbrantes. A Cidade do Rio de Janeiro foi a segunda capital do Brasil, depois de Salvador, sendo sede do governo de 1763 até 1960. Hoje, possui cerca de 7 milhões de habitantes, guardando importantes patrimônios históricos e culturais. A cidade é o maior destino turístico internacional do Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, sendo a cidade brasileira mais conhecida no exterior, que serve como um "espelho" ou "retrato" nacional. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO.

Economicamente, o Rio de Janeiro é a cidade com o segundo maior

PIB no Brasil, e 30º maior do planeta, sendo sede das duas maiores

empresas brasileiras, a Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce,

do maior grupo de mídia e comunicações da América Latina, as

Organizações Globo, e de grandes empresas do setor de

telecomunicações, como Oi e TIM, além de um grande número

de importantes empresas estatais, fundações públicas e autarquias

federais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e

Social (BNDES), a Eletrobrás, e o Instituto Brasileiro de Geografia e

Estatística (IBGE).

A Cidade Maravilhosa possui uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca, com mais de 4.200 hectares, onde é possível entrar em contato com uma vegetação impressionante, lagos, fontes, sítios históricos, e ainda se surpreender com as mais de 200 espécies de aves e outros animais. Entretanto, o Rio é muito mais que uma vasta paisagem natural. São 454 anos de história, distribuídos do Centro a Zona Oeste. Berço do Samba, da Bossa Nova e de diversos ícones nacionais como Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Heitor Villa-Lobos e Machado de Assis, é no Rio que acontece, anualmente, o maior e mais famoso carnaval do mundo e um dos maiores festivais de música do mundo, o Rock in Rio. Em 2016, a cidade foi a primeira do Hemisfério Sul a receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de verão.

 

 

 

Mas o maior patrimônio do Rio é o próprio carioca. Como bem definiu o escritor mineiro Fernando Sabino: “carioca é um estado de espírito". O carioca é descontraído, espontâneo, natural, bate palmas para o pôr do sol na praia, toma banho de mangueira na laje, flerta com a música, o cinema, a arte e a fotografia. O Cristo Redentor de braços abertos para a Baía de Guanabara, de onde chegavam os barcos e navios no passado, remete o espirito acolhedor e receptivo do carioca para todos aqueles que chegam à cidade.

"Olha o mate, olha o biscoito Globo!"

A clássica frase é anunciada diariamente pelos vendedores de uma das tradições mais saborosas da cidade. O mate de galão e o biscoito Globo estão presentes nas areias do Rio de Janeiro há quase 40 anos. Seja nas noites da Lapa, nas manhãs de Ipanema ou no pôr do Sol no Arpoador, estar na cidade maravilhosa é ter contato com um dos povos mais felizes e receptivos do país e do mundo. Como diz no hino da cidade, o Rio é a "Terra que a todos seduz" e um "Ninho de sonho e de luz".

Esperamos você em novembro na Cidade Maravilhosa!

Links Úteis: 

VisitRio

Trip Advisor

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle

© 2019 V IBMR MUN